top of page
  • Foto do escritorAlex Gamin

Você sabe o que é identidade musical?

Destacar-se no meio musical não é algo fácil de fazer, o empenho em ressaltar sua identidade artística visando atrair novos olhares ao seu trabalho pode não funcionar da forma que você havia imaginado. Mas então, existe uma receita para meu trabalho ter mais visibilidade? Como faço para ficar em evidência?


Vivemos rodeados de música durante o dia todo, é no caminhão do gás, no carro da pamonha, no elevador do prédio e até mesmo em alguns banheiros. Algumas músicas nos chamam mais atenção do que outras e somos capazes de determinar o artista antes mesmo de ouvi-la tocar por completo, isso acontece porque nos identificamos musicalmente com esse artista, e é esse reconhecimento que distingue um artista dos demais.


Para quem está iniciando sua carreira é crucial entender o que é identidade musical, pois, é através dela que o artista vai obter o reconhecimento da sua obra e se tornar único perante o seu público. A identidade musical não é apenas uma questão de ter, mas também de construir, pois nem todo artista tem uma inclinação nativa que o destaca. Para auxiliar no processo de formação ou descoberta dessa identidade, é necessário criar estratégias que ao longo do processo possam assessorar melhor sua experiência, tornando sua trajetória focada no objetivo a ser alcançado.


A busca pela identidade musical nem sempre é um caminho fácil de percorrer, pois nem todo artista consegue definir uma identidade musical no início de sua carreira, no entanto, é necessário entender que a busca por ela deve ser algo relaxado, um processo natural, sem a pretensão de ser alguém exclusivo de imediato. Muito do estilo musical se descobre através da personalidade pessoal, não sendo isso uma regra, porém, existe algo que pode ajudar na sua busca por uma definição, prestar atenção nos elementos pessoais de seu estilo e identificar os que se destacam, este pode ser o primeiro passo na procura da identidade musical, tornando você mais intimo do seu público.


Então, concluímos que não existe somente uma receita para a identidade musical, é um processo de pesquisa e concordância, onde o auxílio de um produtor artístico é muito bem-vindo, afinal, o foco é não ser apenas mais um entre tantos, é ser reconhecido por um trabalho bem feito, com o qual estimulamos os sentimentos, conquistando fãs e respeito.


Alex Gamin

Produtor Artístico



869 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page